sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Bolívia

A América Latina passa por um momento singular em sua história. A ascensão de governos populares e de esquerda é um reflexo do protagonismo dos novos agentes políticos: os povos indígenas, os mestiços, os negros, a base da pirâmide social. Este movimento tem uma dimensão continental: a situação social em um país reflete no outro, algo que nunca teve a força que tem hoje. Mas, é claro, toda ação gera um reação. A direita não tem demonstrado capacidade de reagir nas urnas, então apela para o golpe, como já o fez na Venezuela. Infelizmente, o governo de Evo Morales não tem tido a capacidade de desarticular a oposição, como tem feito o governo Lula no Brasil. Alguns acham que o governo brasileiro é fraco e vive fazendo concessões para governar. Mas aqui, para a oposição sobreviver às urnas no mês que vem, tem sido obrigada a mostrar que cultiva uma relação civilizada com o governo e até mesmo a utilizar a imagem de Lula. Até mesmo o neto de ACM, que ameaçou a dar uma surra em Lula há algum tempo, tem elogiado o governo para não ser derrotado nas urnas.
As elites latino-americanas são as piores do mundo, porque aqui há uma separação que vai além da separação de classe. Aqui há uma separação étnica também. A elite asiática é asiática, a elite dos países africanos é africana, a elite européia é européia, a elite norte-americana é norte-americana, mas a elite latino-americana não se julga latino-americana. Os brancos daqui não acham que pertencem ao mesmo povo dos índios, dos mestiços e dos negros. Há mais semelhanças entre um guatemalteco e um uruguaio do que entre um grego e um irlandês, entretanto a elite irlandesa e a grega se consideram européias e se vêm enquanto participantes de um projeto continental. As elites dos nossos países se ofendem ao serem chamadas latino-americanas. No caso do Brasil, por não partilharmos a língua espanhola, ideologicamente já somos condicionados a não nos pensarmos latino-americanos. Não sabemos o que acontece nos países vizinhos, não há correspondentes de nossos jornais. Nova Iorque parece mais próxima do que La Paz.

Cadê a crise que estava aqui???

No início do ano, a grande imprensa alardeava uma suposta crise energértica e que o Brasil seria atingido pela crise americana (mais grave do que a crise de 1929!). Depois veio a inflação galopante! Politicamente, tentaram inventar a crise da tapioca, com supostos gastos exorbitantes de funcionários de segundo escalão. Como essa crise não estava dando certo, tentaram desviar o foco para um tal dossiê, preparado a mando da ministra Dilma Roussef, com gastos do governo anterior (oh, que crime!!!). No final, ficou demonstrado que não havia nenhum dossiê e que os dados haviam sido repassados por um amigo de um assessor do senador Álvaro Dias e depois manipulados para dar a impressão de que eram um maquiavélico plano governamental para chantagear a oposição.
A crise americana não deu sinais de ser tão grave assim e o PIB brasileiro cresceu 6% no primeiro semestre (um índice quase asiático!). Não houve nenhuma apagão (foi transferido para o ano que vem...).
A inflação (com causas internacionais) perdeu o fôlego e alguns índices indicam até uma deflação nas últimas semanas.
A última tentativa de criação artificial de uma crise no país foi a história dos grampos. Como já disse em outro post, é mais um tiro no pé da oposição. Para começar, os protagonistas, as vítimas, são nada menos do que o presidente do Supremo, Gilmar Mendes (o soltador de Daniel Dantas), e um senador demo. Com estes personagens populares, a população não está nem aí para um suposto grampo. Aliás, se fossem mesmo grampeados, eles é que deveriam estar preocupados com o que andaram falando... Não combina o papel de vítima com um senhor como o Gilmar Mendes. De que lado será que a opinião pública ficaria, a Polícia Federal e/ou Abin ou um juiz que concede habeas corpus para sujeitos como DD? Por mais que a mídia/PIG force a barra, esse crise não é nada popular...
E por falar em popular, Lula tem 64% de aprovação segundo o Datafolha (avaliação de bom e ótimo, uma vez que a Folha de São Paulo sempre tenta reduzir a aprovação, já que muitos dos que consideram o governo regular também o aprovam... mas mesmo com essa manipulação, eles não conseguiram evitar este recorde).

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Entre o céu e a terra

Amanhã entra em funcionamento o LHC, o super acelerador de partículas. Alguns temem o fim do mundo, como temem as crianças que dão os primeiros passos...
Outros acham que buscar o compreensão do que é o Universo e o que somos nós é jogar dinheiro fora.
Para Stephen Hawking "tanto o LHC como o programa espacial são vitais para que a raça humana não se embruteça e, finalmente, morra". "Juntos, eles custam menos do que 0,1% do PIB mundial." "Se a raça humana não puder sustentar isso, não merece o epíteto 'humana'".
Já fomos o centro da criação, o centro do universo. Para algumas religiões, o homem teria sido criado à imagem e semelhança de Deus. Não há, a meu ver, uma heresia mais infame...
Hoje sabemos que as diferenças cromossômicas entre um ser humano e um macaco são ridículas. Quanto mais conhecemos a nós mesmos, mais humildes nos tornamos.
Quando olho o céu, sinto-me confortável no pequeno grão de poeira em que vivemos.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Hipocrisia de Hippolito

Não tenho paciência para ler a comentarista de pesquisas Lúcia Hippólito. Realmente, o quadro de pensadores que a oposição criou é muito fraco, por isso é que vão continuar a perder eleições por um bom tempo. Mas entre as bobagens dos títulos das matérias em que comenta as eleições, ela diz que a Luiziane Lins, candidata do PT à reeleição em Fortaleza, precisa ainda abaixar sua rejeição. Vou até a pesquisa e vejo que a rejeição da Luiziane está em 19%, índice baixo...

Mais mentiras repetidas...

O site da UOL criou um serviço de utilidade pública, onde faz algumas perguntas aos candidatos. A primeira pergunta é se ele é a favor que candidatos que respondem a processos tenham o direito de se candidatarem...
É a chamada (pelo PIG) lista suja. Então eles fazem enquetes onde mais de 80% das pessoas respondem que são contra...
Em primeiro lugar, responder a um processo não significa absolutamente nada. O processo pode ter sido iniciado por um opositor. Isso não é ficha suja, mas é aquela mesma história... vamos repetir uma mentira muitas vezes para se tornar verdade e assim poder falar que a Marta tem ficha suja.

Divisão das esquerdas...

Porto Alegre e Rio de Janeiro são dois exemplos de como a divisão das esquerdas ajudam a barrar a onda vermelha. No Rio, a falta de visão política levou o PT local a insistir numa candidatura própria, embora Jandira Feghali, do PCdoB, figurasse num confortável segundo lugar contra o senador Crivella. Num segundo turno, era favorita contra o candidato apoiado pela Igreja Universal. Nenhum bom senso era de se esperar também do PSOL, com a candidatura de Chico Alencar. Em Porto Alegre, repete-se a divisão entre o PCdoB e o PT e a esquerda deve aguardar mais um tempo para recuperar a prefeitura...

Mais vale uma mentira na mão do que duas verdades voando...

A Folha de São Paulo utiliza muito bem a máxima de que uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade. Eles vêm agora novamente com a história dos envolvidos no mensalão. É absurdo!! O que se dizia que era o mensalão? Um pagamento mensal para deputados apoiarem o governo. O que se encontrou? Financiamento ilegal de campanhas eleitorais (o caixa 2), que até as pombas da esplanada dos ministérios sabiam que existia. Como não se encontrou o que se procurava, passou a se chamar mensalão algo que não tinha nada de mensal e muito menos se pagava com apoio ao governo, uma vez que deputados da oposição também receberam o dinheiro desse esquema (e faziam oposição ao governo); não se descobriu nem um centavo de dinheiro público nisso tudo. A mídia (o famigerado PIG) repetiu até a exaustão e quase conseguiu derrubar o governo, que ficou atordoado com a violência do ataque. O Supremo acatou a denúncia do Procurador Geral da República com a faca no pescoço, segundo declaração de um dos juízes: o PIG até mesmo vigiou os laptops dos membros do Supremo (mas isso não é grampo, porque eles podem tudo em nome da liberdade de imprensa).
Agora a Folha de São Paulo volta a denúnciar o que os envolvidos andam fazendo na eleição. Até o pobre José Genoíno, cujo envolvimento se reduz a assinatura de um empréstimo legal realizado pelo PT, aparece na denúncia.
Mensalão, mensalão, mensalão, repetem a mentira durante anos, na esperança de um dia conseguirem derrubar Lula...
 
View My Stats