quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Testando hipóteses

Cada vez fica mais claro que os interesses de Daniel Dantas convergem com os interesses da mídia e da oposição. Toda essa história de grampos serve apenas para desmoralizar das investigações da Polícia Federal sobre o esquema DD. E os tentáculos desse senhor chegam até ao Supremo, na pessoa de Gilmar Mendes. Uma hipótese a ser considerada também é que realmente as investigações chegaram a Gilmar Mendes e ele teme que sejam divulgadas outras ligações que o compromete. Assim, em conluio com a Veja e com informantes na Abin, foi divulgado apenas um ligação inocente com o senador Demóstenes. Afinal, não há nada de mais em testar hipóteses, como diria Ali Kamel...

Pulgas...

Já comentei em outro post a obsessão do painel da Folha com as eleições em Natal. Há sempre notinhas que visam prejudicar a candidata do PT, afirmando que ela patina nas pesquisas, e exaltando a candidata do PV. O que não diz é que há uma forte tendência de crescimento da candidatura petista nas últimas pesquisas. Será falta de informação, insistência numa só fonte ou outros interesses?

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Educação

Assisti ontem ao lançamento do programa de governo de Luiz Marinho à prefeitura de São Bernardo, com a presença da ministra Dilma Roussef.
Meia dúzia de estudante tentaram atrapalhar o evento e foram retirados do local. A imprensa já entrou na campanha anti-PT e anuncia que estudantes apanharam de petistas. Sempre invertem a situação: a culpa do incidente agora é do PT e não dos banerdeiros de plantão que servem à direita. Não vi ninguém apanhando. Eles foram colocados para fora porque estavam atrapalhando um evento de adversários políticos (em quem será que eles vão votar?).
Dizem que os alunos estavam protestando porque o evento estaria atrapalhando a aula deles. Ora, a responsabilidade disso é da direção da Universidade, que autorizou a realização do evento num anfiteatro que fica acima das salas de aula. Os estudantes queriam estender uma faixa (foram rapidinhos para fazer a faixa, não?) com os dizeresmais ou menos assim: "É assim que se preocupam com a educação, não nos deixando estudar?" Em primeiro lugar, educação não é apenas uma sala de aula com um professor dando aula. Duvido que algum deles estava preocupado com a aula perdida...

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Petróleo e grampos

Hoje o presidente Lula dá início à exploração do petróleo na camada de pré-sal. Alguém já disse que os jornais não sabem distinguir entre a queda de uma bicicleta e a queda de uma civilização. O assunto do dia ainda é sobre a história fantasiosa dos grampos telefônicos no presidente do STF...
Há dois caminhos que o país pode seguir a partir de agora: usar essa riqueza para financiar a ciência, a educação e o desenvolvimento econômico ou trilhar o caminho da maldição do petróleo, enriquecendo apenas uma pequena elite corrupta, como aconteceu na Venezuela pré-Chaves, na Nigéria ou nos países do Golfo Pérsico.
Felizmente (na verdade, não é por acaso) que essas descobertas aconteceram quando temos Lula como presidente do país. Na era FHC, as maiores obras da Petrobrás (quase Petrobrax, um nome mais fácil para privatizá-la) foram afundar uma plataforma e os contínuos derramentos de óleo no mar. Na era Lula a Petrobrás recebe prêmios de conservação ambiental, ajudou a reativar a indústria naval e teve as maiores descobertas de reservas no mundo nas últimas décadas.
Em 2010 teremos eleições presidenciais que serão decisivas para apontar quais dos dois caminhos mostrados acima iremos seguir. E 2010 passa pelas eleições de 2008.

Estupidez científica

Saiu mais uma pesquisa científica, da série bobagens da ciência. "Cientistas apontam causa do mau humor no inverno" diz o título no site de ciência do UOL. Ora, eu gosto do frio e meu mau humor é no verão, quando não consigo dormir e fico cansado o dia inteiro... Ainda volto a falar sobre minhas críticas ao pensamento científico...

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Últimas das eleições...

Há alguns dias o Painel da Folha de São Paulo, do alto de sua imparcialidade jornalística, sentenciava: não se sabe de onde os apoiadores de Fátima Bezerra (candidata do PT à prefeitura de Natal) tiraram que ela tinha alguma possibilidade de vitória, frente à superioridade do programa de TV de sua oponente Micarla de Sousa (PV, apoiada pelo DEM). Pois bem, hoje saiu uma nova pesquisa onde Micarla caiu de 49,7 para 39,5% e Fátima subiu de 17,2 para 27,5%. A diferença entre as duas caiu de 32,5 para 12 pontos percentuais após o início dos programas eleitorais. É por isso que quero ser analista político, é o trabalho mais fácil do mundo...

População brasileira começará a cair em 2040

Não, não se trata de uma epidemia de cãimbras prevista para daqui a 32 anos. É um cálculo do IBGE em relação à queda do crescimento demográfico do Brasil. A população brasileira atingirá um pico de 240 milhões e, a partir daí, começará a declinar. Hoje a taxa de fecundidade feminina está abaixo de dois filhos por mulher, o que é insuficiente para manter a população estabilizada. Para se ter uma idéia, a população atual dos Estados Unidos já ultrapassou a barreira dos 300 milhões. Nunca seremos uma Índia ou uma China.
Não há mais no mundo explosão populacional. Os índices de crescimento estão em declínio em quase todos os países. Apenas na África ainda são muito altos mas, infelizmente, em várias nações têm caído com a epidemia de Aids.
Até a década de 1970, haviam previsões catastrofistas sobre uma superpopulação mundial e a incapacidade de provimento de alimentos e bens. Hoje, China e Índia fizeram de suas superpopulações um motor de desenvolvimento. Se há uma inflação mundial de alimentos, é porque indianos e chineses estão comendo mais. As classes médias desses países são contadas em centenas de milhões de pessoas.
A questão demográfica que se coloca daqui para diante não é mais o crescimento, mas o envelhecimento e a diminuição populacional que virá nas próximas décadas. Nunca houve tantos idosos no mundo quanto hoje, em toda história da humanidade. Nós seremos estes idosos em 2050, e seremos a maioria da população.

domingo, 31 de agosto de 2008

Mais um tiro no pé da oposição

Gostaria de saber onde é que a oposição brasileira aprendeu a fazer política... Agora eles vêm com esta história fantasiosa do grampo no telefone do presidente do STF Gilmar Mendes. Vejam bem, todos os envolvidos na história são suspeitos, a começar pela revista Veja, que deixou de ser um órgão jornalístico para ser um panfleto de idéias reacionárias e tentativas golpistas. Gilmar Mendes adora aparecer no noticiário e conceder habeas corpus para criminosos. O senador Demóstenes Torres pertence ao DEM, partido sucessor dos apoiadores do regime militar. A conversa grampeada é uma auto exaltação do trabalho sério desenvolvido por estes senhores. A fonte, para variar, é anônima.
Agora, a oposição ameaça pedir impeachment do presidente mais popular da história do Brasil, às vésperas das eleições municipais, com até mesmo candidatos da oposição disputando um lugar ao lado de Lula...

Boas Novas!!!

O candidato do PT à prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho, dobrou seu índice no IBOPE, passando de 13 para 26 por cento dos votos. Enquanto isso, o candidato do PSDB, Orlando Morando, contando com toda a máquina da Prefeitura, caiu de 30 para 27%. Levando-se em conta o histórico de pesquisas eleitorais em São Bernardo, que sempre dão índices menores aos que o PT apresenta nas urnas, e que a pesquisa foi realizada em conjunto com o Diário do Grande ABC, notório representante do PIG na região e cuja simpatia ao candidato governista é indisfarçável, é provável que Marinho já esteja a vários pontos de vantagem sobre Morando.

Eleições municipais

Uma análise rápida sobre as eleições municipais...

São Paulo - Datafolha e Ibope dão à Marta 39% e ao Alckimin 24 e 22% respectivamente. O Datafolha indicou uma subida do Kassab (16%). Acredito que há um sentimento difuso na população de São Paulo de abandono da cidade, desde que o Serra deixou a Prefeitura. Não vi ainda a propaganda eleitoral, mas pelo que li, a campanha do PT acertou na mosca: a Marta diz que seu trabalho na administração foi por água abaixo, não houve continuidade. Também anda dizendo que vai ficar 8 anos na Prefeitura e que 2010 é a vez da Dilma. Acho que isso repercute muito bem no imaginário popular, pois demonstra preocupação com a cidade, algo que o Serra não teve quando deixou o cargo para disputar o governo estadual. Os índices do Alckimin são baixíssimos, se levarmos em conta que a cidade de São Paulo é o quartel general da oposição ao governo Lula. Vi num blog que o índice de popularidade do Lula em São Paulo é de 50% de bom e ótimo, vinte e pouco regular, cerca de 20% ruim e péssimo. Nas eleições de 2004, Lula tinha por volta de 27% de bom e ótimo, trinta e pouco de regular e 35% de ruim e péssimo. Não há nenhum escândalo nas manchetes do PIG - aliás os últimos escândalos não tiveram nenhum impacto na popularidade do Lula. Também acredito que a comunicação do governo está deixando de se pautar pelo PIG.
Salvador - Segundo o Datafolha, a candidatura do PT subiu de 8 para 13%, se aproximando do atual prefeito, que caiu de 19 para 17%. ACM Neto e Imbassahy têm 26 e 24%, o que não é nenhum número extraordinário para o herdeiro do carlismo ou para um ex-prefeito. Se o Walter Pinheiro mantiver o ritmo de crescimento vai para o segundo turno - e ganha a eleição, porque Lula e o governador da Bahia são muito populares.
Recife - João da Costa, do PT, só não ganha no primeiro turno se houver um acidente de percurso: disparou para 47%, 25 pontos na frente do demo Mendonça.
Fortaleza - Luiziane parece querer Lula na campanha agora... É interessando como as coisas mudam... Em 2004 a atual prefeita se colocou contra a política de alianças do PT - o que lhe rendeu o apoio inusitado de uma parte do PIG, o Noblat declarou apoio a ela, na esperança de que fosse uma nova Heloísa Helena para atrapalhar o projeto político do governo. Depois de eleita, ela não se comportou conforme esperava o PIG e colaborou com uma política de alianças conseqüente e ajudou a eleger o atual governador, que agora lhe apóia. Hoje, o escorpiano Lula pode aguardar o segundo turno para lhe dar apoio, para não desagradar o aliado Ciro, que apóia sua ex-mulher Patrícia Saboya.
Belo Horizonte - Temos uma meia vitória com o PSB ou com o PCdoB. O que eu mais temo é que o affair do prefeito Pimentel cause um isolamento no PT e ele saia do partido, ou que o partido fique rachado entre ele e o Patrus Ananias e seja prejudicado em 2010. Eu, pessoalmente, se votasse lá, votaria no PCdoB.
Rio de Janeiro - A ordem de preferência do Lula entre os candidatos que apóiam o governo na cidade é: primeiro Molon (que representa uma renovação no dividido partido local - 25% das preferências na cidade mas 3 ou 4% das intenções de voto), Jandira (que no início do governo Lula não apoiou a reforma da Previdência, o que causa certa desconfiança no operário escorpiano), o bispo (próximo politicamente mas distante ideologicamente) e o oportunista Paes (que Lula não quer nem saber...). O maior risco é um segundo turno com a esquerda fora, mas acho que há muita água ainda para correr por baixo da ponte lá...
Porto Alegre - O importante é tirar a cidade do oposicionista PMDB local, seja com a Maria do Rosário ou com a Manuela. Se ganharmos com o PCdoB, o PT do Rio Grande do Sul vai precisar se articular melhor para não repetir o isolamento nas eleições de 2010. Acho difícil, em todo caso, a vitória na cidade.
Rio Branco, Vitória, Porto Velho, Boa Vista, João Pessoa e Aracaju - Pelas pesquisas, já estão reeleitos os prefeitos dessas cidades, os três primeiros do PT, os dois seguintes do PSB e o último do PCdoB, com o apoio do PT. Talvez Palmas também reeleja o prefeiro do PT, embora lá parece haver um empate com o candidato demo.
Belém - A governadora sofre com o assédio do PIG nacional - nunca antes se falava do Pará na mídia... - o que prejudica o PT. Ainda assim, o candidato aparece com 8% e o atual prefeito tem só 24%.
Curitiba, Cuiabá, Teresina, São Luis - Os candidatos do PSDB aparecem bem na frente nas pesquisas dessas cidades mas, com exceção de São Luis, são prefeitos candidatos à reeleição. Em Cuiabá o PT nem tem candidato a prefeito e apóia o PR do governador, que pode surpreender. Mas tem chance de fazer bonito em Teresina e cacifar o Nazareno Fonteles para suceder o governo do Piauí. No caso de São Luis, a divisão da esquerda pode dar a vitória aos tucanos.
Manaus - O Amazonino Mendes está disparado na frente e o atual prefeito, do PSB, é extremamente impopular (aliás, tem o apoio do PSDB do Arthur Virgílio...). Mas não será o mesmo caso do Gilberto Mestrinho, que sempre estava disparado na frente e perdia as eleições? Acho que o PT pode surpreender...
Campo Grande e Goiânia - O PMDB reeleje os dois prefeitos, o primeiro com nossa oposição e o segundo com nosso apoio.
Florianópolis e Maceió - Talvez duas vitórias do PP, em duas cidades onde não temos nenhuma chance.
Natal - Temos bastante apoios, mas a atual vice-prefeita, do PV e com o apoio do DEM, está bem à frente, nesta cidade em que não temos tradição.
Macapá - A situação de lá é a incompreensível divisão da esquerda entre o PCdoB (que é relativamente forte no estado, já que tem um deputado), que apóia o PMDB, o PT, com candidatura própria e o forte PSB local, aliado ao PSOL, além da incógnita do PDT.
 
View My Stats