segunda-feira, 1 de setembro de 2008

População brasileira começará a cair em 2040

Não, não se trata de uma epidemia de cãimbras prevista para daqui a 32 anos. É um cálculo do IBGE em relação à queda do crescimento demográfico do Brasil. A população brasileira atingirá um pico de 240 milhões e, a partir daí, começará a declinar. Hoje a taxa de fecundidade feminina está abaixo de dois filhos por mulher, o que é insuficiente para manter a população estabilizada. Para se ter uma idéia, a população atual dos Estados Unidos já ultrapassou a barreira dos 300 milhões. Nunca seremos uma Índia ou uma China.
Não há mais no mundo explosão populacional. Os índices de crescimento estão em declínio em quase todos os países. Apenas na África ainda são muito altos mas, infelizmente, em várias nações têm caído com a epidemia de Aids.
Até a década de 1970, haviam previsões catastrofistas sobre uma superpopulação mundial e a incapacidade de provimento de alimentos e bens. Hoje, China e Índia fizeram de suas superpopulações um motor de desenvolvimento. Se há uma inflação mundial de alimentos, é porque indianos e chineses estão comendo mais. As classes médias desses países são contadas em centenas de milhões de pessoas.
A questão demográfica que se coloca daqui para diante não é mais o crescimento, mas o envelhecimento e a diminuição populacional que virá nas próximas décadas. Nunca houve tantos idosos no mundo quanto hoje, em toda história da humanidade. Nós seremos estes idosos em 2050, e seremos a maioria da população.

Nenhum comentário:

 
View My Stats